O Museu Marítimo de Esposende localiza-se num edifício histórico da Cidade de Esposende, a Estação de Socorros a Náufragos também conhecido como Estação Salva Vidas, inaugurada em 1906 com a função de socorrer e auxiliar os pescadores que se viam em apuros na costa e no mar de Esposende. Toda a envolvência, na margem do rio Cávado no enfiamento da foz, e o próprio edifício que o alberga enaltecem a sua temática e o espólio que lá se pode encontrar e visitar, homenageando e eternizando as tradições locais.

Inaugurado a 20 de julho de 2012 depois de uma grande recuperação do edifício levada a cabo pela Associação Forum Esposende (Associação Cívica para o Desenvolvimento e Progresso do Conselho de Esposende. Declarada de Utilidade Pública em 8 de novembro de 1999), que tutela o Museu Marítimo, através de um protocolo de cedência assinado com o Ministério da Defesa Nacional.

No rés-do-chão do edifício a Marinha Portuguesa continua a exercer a sua função de socorro a náufragos enquanto que no 1º andar se encontra a sala de exposição do Museu. Esta prolonga-se até ao torreão onde se pode visitar a Torre da Memória, também inaugurada em 2012 aquando da abertura do Museu, trata-se de uma recolha fotográfica dos inscritos marítimos, na delegação Marítima de Esposende, entre os anos de 1893 e 1962. Cerca de mil fotografias de homens e mulheres que estiveram de algum modo relacionado com a atividade marítima quer para poder pescar, apanhar pilado ou até para sair do país. Esta torre pretende preservar e homenagear a memória local daquelas que trabalharam e continuam hoje a trabalhar nas atividades marítimas.

No 2º andar, além da sede associativa do Forum Esposendense e sede do Jornal Farol de Esposende existe também um auditório e, desde 2020, é possível visitar algumas peças do espólio museológico expostas, como é o caso da Coleção de Conchas do Coronel Adolfo Monteiro da Cruz.