Fundo Francisco Capitão
1 de Janeiro de 2011Torre da Memória
20 de Julho de 2012Do Rio ao Mar largo
A exposição “do Rio ao Mar largo” marcou a inauguração do Museu Marítimo de Esposende, a 20 de Junho de 2012. Precisamente seis anos após a assinatura do protocolo de cedência do antigo edifício da Estação de Socorros a Náufragos.
Composto por um vasto espólio histórico e cultural, que já ultrapassava as 450 peças, o Museu Marítimo pretendia perpetuar o legado e a memória dos homens do mar de Esposende. A primeira exposição do Museu Marítimo de Esposende tinha como objetivo mostrar um pouco do património marítimo recolhido ao longo dos 3 anos anteriores, tornando real o projeto museológico através da inventariação, conservação e divulgação do património material que constitui o espólio disperso sobre a atividade marítima no Concelho de Esposende desde pelo menos o século XV até a atualidade.
A exposição apresentava assim várias temáticas relacionadas com a atividade marítima como a marinha mercante, a pesca, venda de peixe, construção naval assim como a exibição de obras de artistas esposendenses como Belemino Ribeiro.