Desde a sua abertura ao público, e mesmo antes desta, o Museu Marítimo de Esposende tem levado a cabo um trabalho de pesquisa e recolha de espólio que complete e enriqueça ainda mais a sua coleção, quer no que toca a objetos de uso quotidiano, obras de arte e até embarcações tradicionais. O acervo que pode ser visitado no Museu é, portanto, de uma grande riqueza histórica e cultural. 

Fundos

A coleção do Museu Marítimo de Esposende Conta já com mais de 10 fundos provenientes de doações e cedências de famílias e personalidades Esposendenses. O acervo museológico de que dispõe é bastante variado, sendo constituído por obras de arte como pinturas, esculturas e miniaturas navais, mas também, e maioritariamente, por espólio etnográfico, ou seja, peças que eram de facto utilizadas para as atividades diárias relacionadas com a atividade marítima como pesca ou apanha do sargaço. Deste modo, o acervo do Museu tem, por si só, uma história a contar dada pelas marcas de uso daqueles que trabalhavam com estes objetos, nunca pensando que um dia seria possível visitá-los num museu.

Embarcações

Além do grande e rico número de peças que o Museu Marítimo tem vindo a recolher, conservar e expor, foi feito também um trabalho de recuperação, reconstrução e salvaguarda de embarcações marcantes na atividade marítima nacional e particularmente do concelho de Esposende. É um dos exemplos a Catraia "Santa Maria dos Anjos", uma embarcação tradicional que foi construída seguindo desenhos e técnicas originais desta embarcação.