Fundo Cambraia Duarte
1 de Janeiro de 2016Fundo Abílio Novo
1 de Fevereiro de 2017A Construção Naval na Ribeira Cávado – Os Estaleiros de Esposende e Fão
Inaugurada a 18 de Agosto de 2016, a terceira exposição do Museu Marítimo de Esposende teve como tema “A Construção Naval na Ribeira Cávado – Os Estaleiros de Esposende e Fão”.
Com esta exposição, pretendeu-se dar a conhecer ao público um período intensamente ativo, de mais de sete séculos de existência dos estaleiros navais de Esposende e de Fão, e evidenciar a forma como estes foram um importante recurso económico para o concelho de Esposende. Pretendeu-se também valorizar a razão pela qual estes estaleiros foram muito conhecidos e afamados, nomeadamente pela qualidade das embarcações por eles produzidas.
Relembrar os grandes mestres construtores de Fão e de Esposende, cujos nomes ainda são familiares – José Dias dos Santos Borda Júnior, o Sinaré, o Linhares, os irmãos Domingues da Venda, o Mestre Francisco Ferreira e seu pai, Domingos Carlos Ferreira, ou António Gomes Martins, da Ribeira do Ouro, do Porto, e Manuel Soares, de Esposende, era um dos objetivos desta Exposição.
Avivar a memória daqueles que têm ainda presente “a oficina” do mestre Isolino Loureiro - construtor naval de embarcações de recreio e que iniciou a sua atividade com a ajuda do Prof. Dr. Manuel Barros – ou os estaleiros localizados junto à Estação de Socorros a Náufragos - de onde saíram grandes navios de comércio e do bacalhau, traineiras para Setúbal, Viana do Castelo, Matosinhos e Póvoa de Varzim.
A riqueza do património existente sobre esta atividade é muito grande permitindo a criação de uma exposição de grande importância.